Curso de Guitarra

Wes Montgomery – Jingles

Guitarra

Apesar de ser um instrumento relativamente novo, a guitarra tem tido um papel chave na música popular mundial nas últimas décadas. O curso de guitarra da Companhia das Cordas dá acesso direto a esse universo ainda em expansão, sem descuidar de um sólido trabalho de base. O aluno tem mapeamento do braço (localização de notas, acordes, escalas e arpejos), notações (partitura, cifra, tablatura e diagramas), técnica (exercícios para postura, sonoridade, velocidade) ao mesmo tempo em que trabalha o repertório e a improvisação, seja na linha blues/rock ou na linha jazz/música brasileira.

O objetivo é dar a ele ferramentas para desempenhar qualquer função necessária - executar melodias, acompanhamentos e solos – de acordo com seu gosto e seus objetivos e com resultados práticos imediatos.

Bráulio Resende - Violão/Guitarra

braulio_resende.jpgIniciou seus estudos de violão popular aos 13 anos de idade. Aos 15, adotou a guitarra. Estudou com os professores Celso Brescia, Fernando Corrêa, Paulo Bellinati e outros. Leciona desde 1989 e é professor da Companhia das Cordas há 10 anos.

Participou de vários grupos musicais em gêneros variados como pop rock, jazz fusion instrumental, choro, reggae, MPB. Instrumentista, cantor, compositor e arranjador, atua como produtor de trilhas, discos, demos etc e atualmente integra a banda do cantor e compositor Peninha.

Bruno Vieira - Violão Infantil/Guitarra

_bruno-vieira.jpgNatural de Sorocaba, interior de São Paulo, iniciou seus estudos de violão e guitarra aos 10 anos, tendo posteriormente estudado no Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, em Tatuí (SP) com os professores Geraldo Ribeiro (Violão Erudito) e Dauri Silva (Guitarra), na Escola de Musica e Tecnologia com o professor Christian McCarthy (Guitarra) e no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (antiga ULM) com o professor Marcos Murillo de Almeida Passos (Violão Popular). Atualmente cursa Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes.
Já tocou em diversos bares, clubes e casas noturnas na cidade de São Paulo e no interior acompanhando diversos cantores e bandas.Desenvolve um trabalho de pesquisa e resgate da música brasileira com o grupo de choro Cortando Cebola.

Ministra aulas de violão e guitarra há dez anos, lecionando desde 2010 na escola Companhia Das Cordas.

Na web:
www.myspace.com/cortandocebola

Celso Leal - Violão/Guitarra

celso.jpgEstudou violão e guitarra com diversos professores como Henrique Pinto, Oscar Ferreira de Souza, José Roberto Araújo, Paulo Bellinati, Paulo Porto Alegre, Edelton Gloeden, Wander Taffo, Fernando Corrêa, entre outros. Estudou Harmonia com Amilson Godoy, Improvisação com Roberto Sion e Arranjo com Nelson Ayres. Teve aulas de História da Música, Estética e Contraponto com o professor e maestro H.J. Koellreuter. Fez curso de Piano Complementar com Andréa Bertelli. Trabalhou percepção, harmonia, improvisação e supervisão didática de ensino com Ricardo Breim. Fez cursos de curta duração e workshops e com Toshiko Akiyoshi, Acelino - Acê, Steve Morse, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit , Mozart Mello, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha, Djalma Lima, etc. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie.
Leciona música desde 1970.

Fez apresentações musicais como violonista erudito, solista e em duos e como guitarrista em diversas formações na cidade de São Paulo.

Realizou pesquisa em didática e metodologia de ensino e participou na elaboração de apostila didática de harmonia e percepção para o projeto Regentes-Corais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com Ricardo Breim e Anise Ferreira.

Coordenou a criação de uma nova faculdade de música na universidade UniSantanna em São Paulo.

É sócio-diretor e coordenador musical da Escola de Música Companhia das Cordas.

Fabio Hammerick - Guitarra e Violão

Em breve disponibilizaremos o currículo deste professor

Fabio Oriente - Violão/Guitarra

_fabiooriente.jpgFormado em engenharia civil pela Escola de Engenharia Mauá. Estudou música no Conservatório do Brooklin, CLAM (Zimbo Trio) e cursos de habilitação com os mestres Henrique Pinto, Cláudio Leal Ferreira, Paulo Portoalegre, Paulo Belinati, Koellrreuter, Nelson Ayres, Cândido Serra e Roberto Sion.

Iniciou sua carreira profissional em 1979, desenvolvendo suas idéias musicais com o grupo FREELARMÔNICA. Gravou e tocou com vários artistas (Dori Caymmi, Wilson Simonal, Guilherme Vergueiro, Vânia Bastos, Roberto Sion, Eliana de Lima, Toninho Ferragutti, Stella Parton (EUA), Sandra (Alemanha), Paulo Moura, Wagner Tiso, Marco Pereira, Amílson Godoy, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Virginia Rosa, Ray Coniff).
Integrou a Banda da Polaina (1995), a Orquestra Jazz Sinfônica (maestros Ciro Pereira, Nelson Ayres, 1997/1999) e. a “Fábrica do Inglês. Atualmente é líder da banda de música instrumental ORIENTE EXPRESS, arranjador e guitarrista da Banda Elite (shows, festas e eventos) e banda Jazzco. É integrante da Big Band Arruda Brasil.

Fernando Fillipi - Guitarra/Violão

fernando_filipi.jpgCria da Companhia, sua formação teve início em 1990, com Gustavo Resende. Estudou com Celso Brescia Leal (improvisação, teoria e harmonia), José Roberto Araújo (improvisação em jazz e teoria) e Cleber Alves (baixo complementar). Participou de diversos workshops, dentre estes os dois ministrados por Mike Stern em 2006 e 2007. Estudou com o guitarrista Michel Leme e com Fabio Giacheto.
Passou a integrar o corpo docente da escola a partir de 1997.

Integrou a banda Maniva exercendo as funções de compositor, arranjador e intérprete. Com a banda, gravou o CD “Rock’n Roll com Poesia.

É o Coordenador de eventos/Depto Cultural.

Na web:
www.myspace.com/fernandofilippi

Gustavo Resende - Violão/Guitarra

gustavo_resende.jpgMúsico há 20 anos. Tem no seu currículo como instrumentista de violão e guitarra trabalhos com Fernanda Porto, Peninha e Nila Branco. Junto à carreria de professor de música desenvolve um trabalho de formação e direção musical de bandas. Como compositor escreve em português direcionado para pop music. Atua em bandas de pop rock, MPB, sertanejo, fusion e blues como guitarrista e cantor.

Na web:
www.myspace.com/gustavoresende

Jarbas Barbosa - Guitarra e Violão

Em breve disponibilizaremos o currículo deste professor

José Roberto Araújo - Violão/Guitarra

18_ze.jpgProfessor formado em violão pelo Conservatório Musical Tchaikovsky de Santos sob a orientação de Antonio Manzioni, em 1973. De 1974 a 1979, estudou harmonia e improvisação de jazz, com Fernando Motta, supervisor do CLAM.

Em 1980, fundou o Quarteto Livre, de música de câmera. De 1981 a 1984, foi professor do CLAM,Centro Livre de Aprendizagem Musical, dirigido pelo Zimbo Trio. Em 1982, viajou para a Colômbia com o grupo Acalanto para participar do evento Jazz Y Brasil. Em 1983, participou da gravação do álbum “Zimbo Convida”. Em 1984, fundou o Regional de choro “Pelo Telefone”. De 1985 a 1988, estudou piano sob a orientação de Maria Izabel Araújo.

De 1988 a 1990, estudou Harmonia e Percepção com Ricardo Breim. Estudou Estética da Música com o professor Hans J. Koellreutter. Estudou re-harmonização com Cláudio Ferreira Leal. Fez curso de arranjo para violão com Paulo Bellinati. Foi professor de guitarra e violão da Escola Espaço Musical.
Em 1994, começa sua atividade na Escola de Música Companhia das Cordas.

Tocou com a banda do Conservatório de Tatuí, sob a direção do maestro arranjador e condutor José Roberto Branco, idealizou o show “Instrumentando a Música Popular”, fez direção musical da peça “Nunca Me Vi, Sempre Me Amei”, de Guto Maia, premiada na jornada SESC de teatro. Fez direção musical e participou como executante em gravações, shows e composições de Sandra Yamamoto e Marco Zecchini. Tocou também com Rosa Maria, J. J. Jackson e Flávio Sandoval.

Luiz Zampronha - Guitarra

zampronha1.jpgComeçou seus estudos de violão e teoria musical no conservatório musical Vila Mariana. Estudou com o guitarrista Cláudio Savietto da Banda Estilhaço. Estudou harmonia, contra ponto, sistemas musicais e história da musica com o professor José Roberto Araújo. Estudou com o professor Mozart Mello.
Formou a banda Prysma. Fez parte da banda Câmbio Negro e da banda Dance Rock Machine. Tocou com o saxofonista Derico Sciotti (Jô Soares) trabalhando ao lado de músicos como o baterista Cristhiano Rocha e o baixista Claudio Machado. Trabalhou com a cantora Solange Sá ao lado do baterista Emílio Veronese .
É professor de guitarra desde 1990.

Luiz Claudio de Souza Junior - Guitarra

_luizclaudio.jpgBacharel em música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) e Técnico em música pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS).
Participou do 26º Curso Internacional de Verão do CEP/Escola de música de Brasília, tendo aulas de prática de conjunto, arranjo e guitarra.
Atualmente é colunista e transcritor da Revista Cover Guitarra, além de atuar como instrumentista.

Marcelo Pizarro - Violão/Guitarra

Há 30 anos é músico profissional tocando em bares e casas noturnas de São Paulo.
Atuou em shows e gravações ao lado de nomes como Edson Cordeiro, Walter Franco, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Peninha, Rosa Maria Collin, Klebi, Norton Nascimento, Maria Alcina, Derico Sciotti, Adyel, Adylson Godoy, Frejat, Zezo Ribeiro, Zé Ketty, Adriana Godoy, Marcia Salomon, Willie Verdaguer, Rose Câmara, Vitória Maldonado, Julio Sanches, Carlos Saraiva, Cláudio Fillus, Circular Paulista, entre outros.
Unidade Alto de Pinheiros
Rua Nazaré Paulista, 308
São Paulo - SP
Tel.: 11 3672.1925 Veja como chegar à unidade
Unidade Higienópolis
Rua Dr. José Pereira Queirós, 37
São Paulo - SP
Tel.: 11 3826.8771 Veja como chegar à unidade
Cursos
Instrumentos Infantis Complementares Pacotes
Sobre a Escola
Quem somos Nossa história Infra-estrutura Eventos da Companhia